Dor no Ciático

É uma condição dolorosa na região lombosacra sobre uma de suas raízes nervosas entre L4 e S3, saindo do canal raquidiano, por uma compressão, inflamação irritativa, envolvendo a lombar, as fáscias e as vísceras abdominais do sistema visceral, podendo afetar o intestino, a bexiga e o sistema genital. Na parte posterior, comprime o nervo ciático maior nervo do corpo humano, da parte posterior da coxa até o pé.
As pesquisas apontam que 40% da população brasileira, deve ter dores no nervo ciático ao longo da vida, devido a diversos fatores provocativos e se não forem tratadas de forma efetiva, podem complicar a vida das pessoas e dificultar movimentos simples como sentar e se locomover, pois o ciático é responsável pelos movimentos dos músculos da perna.

Causas das ciatalgias
Sedentarismo, sobrepeso, má postura estática, sobrecarga mecânica, gravidez devido ao peso e a mudança do centro de gravidade, sobrecarregando a lombar.
A dor pode ser aguda ou crônica
Aguda é mais forte
Crônica a intensidade é menor, porém mais persistente ao longo dos dias.
Atenção!
O processo cirúrgico são altamente invasivos e possuem riscos, sendo recomendado em último caso, o mais indicado é o método que a Dra Jaqueline Araújo, utiliza que pode auxiliar muito no tratamento e a dor é reduzida na 1° sessão.
Sintomas:
Dor em toda extensão da perna, inclusive glúteos e os pés, principalmente a noite.
Dor lombar que piora quando senta ou caminha.
Fraqueza nas pernas
Pontada ou queimação no trajeto do nervo
Formigamento e espasmos

Disfunções associadas a ciatalgias
Espondilolistese ✓deslizamento de um disco sobre a vértebra, compressão do nervo
✓Síndrome do músculo piriforme contratura e hipertrofia do músculos da nádega
✓Osteoartrite inflamação articular que atinge os articulações
✓Estenose estreitamento do espaço da medula espinhal
✓Tumores que comprimem o nervo
✓Síndrome da cauda equina afeta os nervos inferiores na medula espinhal, condição rara e grave e irreversível, que causa paralisia.
✓Fratura pélvica, trauma direto de Auta intensidade ou quedas bruscas.
✓Infecção localizada dentro da coluna.

O método utilizado pela Dra. Jaqueline Araújo trata reduzindo a dor na 1° sessão e desaparece no decorrer do tratamento com uma ou duas semanas.
No exame físico, testa- se os movimentos, utiliza a auculta visceral pélvica, manipulações e mobilizacões no sacroilíaco e estabilização segmentar.
E outros procedimentos específicos da Fisioterapia Integrativa Manual.